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O que as pessoas não sabem sobre gerenciamento de obras? Veja 5 coisas

Quem convive com a rotina de construções, sabe que muitos problemas que ocorrem no canteiro podem ser evitados com um gerenciamento de obras eficaz. É por meio de uma gestão adequada que são assegurados os padrões de qualidade, dentro dos parâmetros de prazo e custo da edificação.

Podem-se reduzir os riscos e otimizar os procedimentos. Confira nesta publicação cinco passos que afetam o gerenciamento de obras! Boa leitura!

1. O planejamento faz toda a diferença

O planejamento é responsável por avaliar as etapas da obra, bem como verificar os prazos e a sequência de atividades. Afinal, programar e organizar todas as tarefas a executar ajuda no cumprimento do objetivo do projeto.

A organização dos serviços proporciona economia ao processo, pois reduz o índice de retrabalhos nos canteiros de obra. Lembre-se, ainda, de ordenar materiais e equipes e verificar o cumprimento do cronograma e dos orçamentos. Atualize o planejamento conforme as etapas da obra forem executadas.

2. A redução de custos vem naturalmente

Estima-se que, com uma gestão adequada, o custo global da obra pode ser reduzido em cerca de 5%. Por isso, é essencial planejar o cronograma de aquisições, controlar as entregas e uso dos insumos e reduzir o desperdício. Além disso, uma boa gestão de contratos também ajuda a reduzir os custos.

3. Um bom gerenciamento de obras permite antever problemas

Na etapa de planejamento é possível verificar eventuais conflitos que possam acontecer no canteiro de obras. Administrar inclui avaliar as oportunidades e os riscos do projeto. É importante, então, que o tempo anterior à execução seja usado para isso.

Conflitos de cronograma ou orçamento podem ser eliminados antes mesmo de chegarem ao canteiro de obras. O gerenciamento é composto das etapas: planejamento, ação, supervisão ou controle e correção de problemas. É preciso, ainda, considerar a elaboração de um plano de contingências para auxiliar na resolução de problemas.

4. Um maior controle de estoque garante o rigor

Planejar as compras e monitorar a entrada e a saída de insumos são boas práticas associadas ao gerenciamento de obras. Um estoque organizado ajuda a reduzir o índice de desperdícios e proporciona maior rigor no controle de matérias-primas. A gestão adequada de materiais e equipamentos impacta também em manter a obra dentro do orçamento planejado.

5. A boa comunicação com a equipe é essencial

O gerenciamento de obras engloba o relacionamento entre os integrantes da equipe. Uma comunicação eficaz otimiza o trabalho e reduz a probabilidade de erros. E isso também deve ser planejado: organizar reuniões, pautas e verificar o feedback tanto dos trabalhadores quanto do cliente são boas práticas para adotar.

Lembre-se de que as reuniões não precisam ser formais, mas sim eficientes. Certifique-se de utilizar linguagem adequada e que seja absorvida adequadamente por todos os envolvidos no projeto.

Vale a pena investir tempo e dedicação ao gerenciamento de obras. É uma maneira eficaz de atender aos requisitos de qualidade, prazo e custo estipulados no escopo da obra. Quer saber mais sobre o tema e receber várias dicas para sua obra? Assine nossa newsletter e fique sempre bem informado!

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CONCREMAT

Maior empresa gerenciadora de obras do Brasil, de acordo com o ranking da revista “O Empreiteiro”, a Concremat buscava, em 2017, melhorar seu processo de gerenciamento, com foco em inovação. Através de uma parceria com a ACE, a empresa selecionou o Stant para atender esse desafio.

De início, o objetivo era padronizar os documentos de inspeção e a comunicação entre todos os envolvidos nas obras gerenciadas numa unidade da empresa que tem alguns grandes clientes, com mais de 600 obras simultâneas por mês. Com o Stant, houve uma redução significativa do tempo para elaboração dos relatórios de visitas e, dessa forma, o vistoriador ganhou mais disponibilidade para analisar os dados e focar em gerir mais obras.

Outro benefício do uso do Stant foram informações em tempo real e mais precisas. O número de usuários foi triplicado, e multiplicou-se por dez a quantidade de dados utilizados no Stant diariamente. No fim do dia, o Stant gerou um melhor atendimento para os clientes da Concremat, permitindo aos gestores aumentar sua capacidade de atuação em mais obras e mais clientes.

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