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Gestão do canteiro de obras: veja como a tecnologia mobile pode ajudar

A gestão do canteiro de obras exige muito conhecimento e jogo de cintura de um engenheiro. Como existem várias atividades e profissionais atuando em um mesmo local, é necessário estar antenado com as novidades do mercado e as suas tecnologias.

Hoje em dia, utilizar ferramentas e equipamentos tecnológicos já não é mais um diferencial, e sim uma necessidade para entregar obras no prazo e atender às exigências dos clientes. Infelizmente, muitos profissionais não acompanham essa tendência e acabam não alcançando os resultados que desejam. Além disso, eles têm vários problemas com retrabalhos e acidentes.

Em meio a esse cenário, a tecnologia mobile vem se destacando e potencializando as decisões de um engenheiro. Mas você sabe o porquê disso? Pois então, continue a sua leitura e descubra como isso é possível.

Quais são os principais problemas enfrentados na gestão de obras?

Uma obra sempre é realizada para transformar o meio em que vivemos. Por mais que cada canteiro tenha as suas próprias exigências, é necessário passar por algumas fases em todas as situações.

O planejamento é a primeira etapa a desenvolver. Nela se definem os recursos e a quantidade de horas que cada atividade necessita para ser concluída. O orçamento também é desenvolvido em conjunto, fazendo com que o engenheiro possa enxergar todos os pontos de sua obra com um visão aprofundada sobre os seus projetos.

Com o início das atividades, é necessário acompanhar tudo o que acontece na gestão do canteiro de obras. Em outras palavras, agora, é preciso monitorar os funcionários e verificar se eles estão cumprindo o que foi determinado na etapa anterior. A geração de relatórios é um processo que acontece simultaneamente. Ela é responsável pelo balanço da obra e identifica os problemas que acontecem.

Em todas essas fases, a falta de tecnologia atrapalha o desempenho da equipe. Isso acontece, pois muitas atividades são realizadas manualmente. Com isso, um engenheiro tem muitas dificuldade para analisar todas as informações e solucionar problemas.

A perda de informações atrapalha o desenvolvimento dos trabalhos e faz com que você não tenha o controle sobre a obra. Por exemplo, se o levantamento das alvenarias de um andar foi planejado para 30 dias, mas é realizado em 27 dias, é possível aproveitar essa diferença para adiantar os trabalhos do próximo andar.

Entretanto, a dificuldade em obter esses dados e monitorar o que está acontecendo não permite que isso aconteça. Na maioria dos casos, existem várias planilhas e relatórios escritos que exigem muito tempo para ser organizados. Quando se trata de uma grande obra, essas situações se agravam e os riscos são maiores.

Outro contratempo que acontece está relacionado à falta de permissão para acessar as informações. Um canteiro de obras é formado por vários profissionais, porém, nem todos eles devem acessar todas as informações disponíveis.

Sem o auxílio de tecnologias, pessoas erradas podem ver o que não devem. Além disso, o engenheiro também pode não acessar o que deseja. De qualquer forma, esses problemas dificultam a execução da obra sem atraso.

Lembre-se também que, hoje em dia, há cada vez menos disponibilidade de espaço para a gestão do canteiro de obras. Antigamente, as construtoras alugavam um local ao lado do canteiro para armazenar todo o material, conduzir as refeições para a equipe e realizar reuniões, por exemplo.

Essa já não é mais a realidade, acarretando em um planejamento mais enxuto e uma demanda muito maior pela otimização de recursos.

Como as tecnologias podem ajudar a solucionar?

Provavelmente, você está lendo este post em um aparelho celular ou computador, não é mesmo? As tecnologias revolucionaram a forma com que nos relacionamos com amigos e colegas de trabalho, e não poderia ser diferente para uma gestão do canteiro de obras de sucesso.

A engenharia civil sempre se beneficiou com esse avanço, seja com o desenvolvimento de softwares, seja com novos equipamentos para o dia a dia de uma obra.

Uma plataforma de gestão mobile reúne todas as informações na nuvem e permite que você as acesse a qualquer hora ou lugar. A geração de relatórios também é automática e é possível ter insights e descobrir gargalos com mais facilidade.

Por exemplo: o engenheiro consegue analisar a resistência do concreto em cada área da obra de acordo com as informações do aplicativo e se é necessário utilizar um material mais ou menos resistente em outros períodos da obra.

Esses relatórios contam com diversos gráficos e tabelas que facilitam a sua visualização e agilizam a sua rotina de trabalho. Dessa forma, você gasta menos tempo nessas atividades e pode focar os seus esforços em outras questões de sua gestão do canteiro de obras.

Por mais que isso pareça óbvio, muitos ainda acreditam que o uso de tecnologias mobile resulta em gastos desnecessários para uma empresa. Essa ideia está equivocada e precisa ser eliminada do senso comum.

Todo os valores financeiros gastos com tecnologias eficientes para a construção civil são investimentos que melhoram a performance de todos.

Por que utilizar um aplicativo desenvolvido especificamente para a gestão de obras, e não aplicativos pessoais?

Os aplicativos para celular já conquistaram o mercado e conectam as pessoas de várias formas. O Whatsapp é muito utilizado para a comunicação, inclusive em canteiro de obras. Já o Google Drive organiza documentos e facilita a vida de muitos.

Entretanto, essas soluções tecnológicas não apresentam bons resultados quando o assunto é a gestão do canteiro de obras. Procurar informações nessas plataformas sempre é uma tarefa complicada, o que pode atrapalhar o trabalho de um engenheiro civil.

Com uma plataforma desenvolvida especificamente para a gestão de obras, todas as funcionalidades já são pensadas para essa atividade, e a navegação é mais intuitiva e facilitada para os profissionais envolvidos.

Para acessar uma plataforma mobile de gestão de obras, basta um smartphone, e o acesso a aparelhos desse tipo já é um sucesso no Brasil. Ao adotar esse tipo de ferramenta, o custo-benefício da construtora é alto, já que a maioria dos profissionais da obra já tem o acesso a ela garantido.

Descobriu como a gestão do canteiro de obras pode se beneficiar com as tecnologias mobile? Agora, entre em contato com a nossa empresa e descubra uma solução adequada às suas necessidades!

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CONCREMAT

Maior empresa gerenciadora de obras do Brasil, de acordo com o ranking da revista “O Empreiteiro”, a Concremat buscava, em 2017, melhorar seu processo de gerenciamento, com foco em inovação. Através de uma parceria com a ACE, a empresa selecionou o Stant para atender esse desafio.

De início, o objetivo era padronizar os documentos de inspeção e a comunicação entre todos os envolvidos nas obras gerenciadas numa unidade da empresa que tem alguns grandes clientes, com mais de 600 obras simultâneas por mês. Com o Stant, houve uma redução significativa do tempo para elaboração dos relatórios de visitas e, dessa forma, o vistoriador ganhou mais disponibilidade para analisar os dados e focar em gerir mais obras.

Outro benefício do uso do Stant foram informações em tempo real e mais precisas. O número de usuários foi triplicado, e multiplicou-se por dez a quantidade de dados utilizados no Stant diariamente. No fim do dia, o Stant gerou um melhor atendimento para os clientes da Concremat, permitindo aos gestores aumentar sua capacidade de atuação em mais obras e mais clientes.

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