Ir para o conteúdo
Saiba mais
Login

O módulo de qualidade vai além do canteiro de obras. Veja 5 aplicações

Executar uma obra sem atrasos, desperdícios, mantendo a qualidade e, acima de tudo, sem acidentes de trabalho é o cenário perfeito para qualquer engenheiro civil. Entretanto, além de assegurar esses padrões, é imprescindível se atentar a uma questão importantíssima e que extrapola o canteiro de obras: o módulo de qualidade.

Criar uma cultura da qualidade presente em todos os níveis organizacionais e nas relações de uma empresa passa a ser vital quando falamos em gestão da qualidade. Por isso, destacaremos 5 aplicações fundamentais para alcançar um módulo de qualidade que vai além do canteiro de obras:

1. Relacionamento interno e com o cliente

Garantir uma comunicação interna e com clientes de forma rápida, clara, interativa e constante é essencial. Essa troca contínua de informações auxilia na manutenção do controle das tarefas, uma vez que ajuda a otimizar seus processos e garante a todos uma conexão direta com a qualidade dos produtos ou dos processos envolvidos.

2. Otimização do processo e controle financeiro

Ter o controle exato de todos os parâmetros quantitativos envolvidos em uma obra é extremamente difícil e, de certa forma, até imprevisível. No entanto, ao implementar um módulo de qualidade durante a execução do processo, esses indicadores podem ser calculados e estimados de um modo mais preciso.

Como consequência natural, os processos passam a ser padronizados. Permitindo assim, mensurar com mais exatidão os resultados apurados nos períodos de levantamento de custos, ganhando tempo e minimizando os gastos.

3. A importância do ciclo PDCA

Controlar, melhorar os processos e produtos, de forma padronizada e contínua são questões que obrigatoriamente devem ser geridas em uma obra. Porém, as etapas do ciclo PDCA não se limitam ao canteiro de obras, trata-se de uma mentalidade que necessita estar presente em todas as camadas e fluxos de uma empresa.

Esse aspecto favorece no controle eficiente de processos e atividades externas e internas de uma companhia. Padronizando e difundindo informações, minimizando assim, as chances de erros na tomada de decisões relevantes.

4. Controle dos indicadores

Mais importante do que definir quais indicadores são relevantes para monitorar o desempenho de seus produtos e processos é saber como coletá-los e processá-los.

Para a coleta manual é necessária maior mão de obra, traduzindo em: mais gastos; inexistência de um padrão; informações que não serão disponibilizadas em tempo real. Já a coleta automatizada é sinônimo de padronização e fluxo de informações em tempo real, possibilitando maior agilidade ao processo e informações seguras.

5. Avaliação de desempenho

Seguindo o raciocínio da melhoria contínua, é fundamental estabelecer uma rotina na empresa de avaliações de desempenho profissional. Por isso, proporcionar treinamentos constantemente, difundir informações e processos para todos os funcionários passa a ser essencial para coletar dados de desempenho que fazem sentido.

Como vimos acima, fica fácil concluir o quão importante é adotar os conceitos da gestão da qualidade não somente no canteiro de obras, mas no dia a dia da empresa, almejando ser algo natural.

Para conferir mais conteúdos relevantes a respeito de módulo de qualidade e assuntos relacionados, siga as páginas da Stant no Facebook, no Twitter e LinkedIn.

Buscar

Categorias
  • Concreto (6)
  • Construção (4)
  • Empreendedorismo (2)
  • ISO (2)
  • Planejamento (30)
  • Procedimentos (22)
  • Qualidade (16)
  • Sem categoria (30)
  • Stant (7)
  • Sustentabilidade (4)

Stant | Todos os Direitos Reservados © 2024

CONCREMAT

Maior empresa gerenciadora de obras do Brasil, de acordo com o ranking da revista “O Empreiteiro”, a Concremat buscava, em 2017, melhorar seu processo de gerenciamento, com foco em inovação. Através de uma parceria com a ACE, a empresa selecionou o Stant para atender esse desafio.

De início, o objetivo era padronizar os documentos de inspeção e a comunicação entre todos os envolvidos nas obras gerenciadas numa unidade da empresa que tem alguns grandes clientes, com mais de 600 obras simultâneas por mês. Com o Stant, houve uma redução significativa do tempo para elaboração dos relatórios de visitas e, dessa forma, o vistoriador ganhou mais disponibilidade para analisar os dados e focar em gerir mais obras.

Outro benefício do uso do Stant foram informações em tempo real e mais precisas. O número de usuários foi triplicado, e multiplicou-se por dez a quantidade de dados utilizados no Stant diariamente. No fim do dia, o Stant gerou um melhor atendimento para os clientes da Concremat, permitindo aos gestores aumentar sua capacidade de atuação em mais obras e mais clientes.

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Fale com um consultor

Pesquisar