fbpx

Entenda a importância do acompanhamento de relatórios de obras

Uma das principais dificuldades no mundo da engenharia são os processos de gestão de obras: isso porque existem inúmeras métricas e dados que devem ser analisados para garantir o cumprimento das metas estabelecidas.  Assim, a maneira mais comum de se realizar o acompanhamento dos empreendimentos se dá por meio dos relatórios de obras. É comum a utilização de relatórios que contemplem informações importantes para o andamento das atividades, mas você sabe qual a relevância e o impacto que os relatórios têm no gerenciamento de obras? Caso não saiba a resposta, continue a leitura deste artigo e entenda a importância do acompanhamento de relatórios de obras.

Relatórios de obras e suas vantagens

O tipo de relatório mais comum em um empreendimento da construção civil é o RDO (Relatório Diário de Obra), mas muitas pessoas consideram extremamente ineficaz a produção de um relatório diário.  Porém, o RDO é fundamental para uma boa gestão de obras. Ele é responsável por fornecer os principais dados do empreendimento para os stakeholders, além de contemplar informações importantes sobre o andamento das atividades.  Assim, o gestor do projeto e os sponsors terão informações diárias sobre como estão sendo realizados os serviços e, também, quais as principais interferências que estão prejudicando os trabalhos. Dessa forma, é possível tomar decisões pontuais e eficazes, melhorando os principais indicadores.

O impacto da performance

Um dos principais indicadores a serem analisados pelo gestor é a performance de sua equipe, que é de extrema importância para o cumprimento do prazo estabelecido. Durante a etapa de orçamento e planejamento foram considerados certos índices de produtividade, que devem ser cumpridos durante a fase de execução, garantindo o sucesso do empreendimento. Por vezes, alguns fatores impactam negativamente no trabalho dos colaboradores, fazendo com que o projeto apresente uma produtividade aquém do considerado. Desta forma, os gestores devem analisar todos os fatores negativos, buscando eliminá-los e aumentando a eficiência de cada um dos profissionais.  Neste sentido, afirma-se que a performance da equipe é fundamental para o sucesso do empreendimento e o cumprimento dos prazos estabelecidos.

Os benefícios de um relatório completo

Certamente, cada gestor considera importante algumas informações específicas para sua obra. Porém, existem dados que devem estar presentes em qualquer tipo de relatório, por serem essenciais para uma boa gestão de obras.  Para contar com relatórios de obras completos, é preciso considerar os dados relativos à situação financeira da obra, os índices de produtividade de todos os serviços, os principais indicadores de qualidade, informações que tratam sobre a segurança dos colaboradores, além dos indicadores referentes ao RH da companhia.

O porquê de usar os relatórios para melhores resultados

Agora que você já entendeu a importância do acompanhamento de relatórios de obras, você deve estar pensando: “Como utilizar esses relatórios e melhorar os resultados das obras que gerencio?”. Bem, é preciso estabelecer algumas metas e indicadores que devem ser acompanhados constantemente. Dessa forma, será possível comparar os resultados apresentados nos relatórios com os dados previamente estabelecidos. Após realizar as devidas comparações, o gestor do projeto tem a possibilidade de identificar o que não está de acordo com o planejamento, analisando as principais interferências e provendo ações para a solução dos problemas. Portanto, pode-se afirmar que relatórios de obras são de grande valia para o processo de tomada de decisão.

O fundamental auxílio da tecnologia

Sim. A tecnologia pode ser uma grande aliada dos engenheiros neste processo. Já existe no mercado uma plataforma para acompanhamento dos principais processos da gestão de obras.  Dessa forma, por meio de um dispositivo móvel, é possível ter acesso a informações em tempo real, em qualquer lugar, pela utilização de relatórios inteligentes. Ou seja, todo o processo de inspeção de atividades passa a ser realizado de uma maneira mais simples e eficaz.  É possível verificar, ainda, a rastreabilidade do concreto, realizar a inspeção de atividades, deixar os RDO’s com as informações que você precisa, além de conseguir a produção de relatórios automatizados, facilitando todo o processo de gerenciamento.  E aí, o que achou das informações sobre os relatórios de obras que fornecemos? Que tal se manter informado sobre esse assunto? Então, assine nossa newsletter e não perca nenhuma de nossas atualizações.

Não há nada mais divertido do que resolvendo um cubo Rubix. Aprenda o método de solução mais fácil para impressionar seus amigos.

Buscar

Pesquisar

CONCREMAT

Maior empresa gerenciadora de obras do Brasil, de acordo com o ranking da revista “O Empreiteiro”, a Concremat buscava, em 2017, melhorar seu processo de gerenciamento, com foco em inovação. Através de uma parceria com a ACE, a empresa selecionou o Stant para atender esse desafio.

De início, o objetivo era padronizar os documentos de inspeção e a comunicação entre todos os envolvidos nas obras gerenciadas numa unidade da empresa que tem alguns grandes clientes, com mais de 600 obras simultâneas por mês. Com o Stant, houve uma redução significativa do tempo para elaboração dos relatórios de visitas e, dessa forma, o vistoriador ganhou mais disponibilidade para analisar os dados e focar em gerir mais obras.

Outro benefício do uso do Stant foram informações em tempo real e mais precisas. O número de usuários foi triplicado, e multiplicou-se por dez a quantidade de dados utilizados no Stant diariamente. No fim do dia, o Stant gerou um melhor atendimento para os clientes da Concremat, permitindo aos gestores aumentar sua capacidade de atuação em mais obras e mais clientes.

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Fale com um consultor