Ir para o conteúdo
Saiba mais
Login

Redução de Resíduos em Obras

A crescente geração de resíduos ao longo dos anos na indústria da construção civil tem sido responsável por causar sérios impactos ambientais. Estima-se que cerca de 20% a 50% dos resíduos sólidos são explorados pela indústria. Ou seja: é grande a responsabilidade das empresas em ter uma maior preocupação com a redução e controle dos resíduos nas construções civis!

É essencial que as corporações estejam a par da situação e tenham uma estratégia mais sustentável na hora de lidar com tais resíduos. Além do mais, com o melhor gerenciamento do consumo e controle de resíduos, a prática não será apenas mais sustentável para o meio ambiente, como também será mais benéfica no viés econômico da companhia, visto que serão ocasionados menos gastos com o devido aproveitamento do material da construção!

Mas por onde começar?

Cultura de Redução

Tenha em mente que: criar uma cultura de redução na sua empresa não é apenas um processo que você vai colocar uma regra ou outra e fim, problema resolvido. É muito mais que isso – é um habito. E hábitos numa constituição só funcionam eficientemente quando todos estão por dentro dessa conscientização para que se crie uma cultura de se importar e levar a sério a redução de custos e resíduos em todos os processos da obra.
Existem 2 métodos que podem auxiliar na sistematização desse plano: os 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar e 5S (metodologia dos 5 sensos).

Layouts Produtivos

Um bom planejamento de layout é essencial para promover a agilização das atividades, reduzir desperdício e assegurar a segurança dos funcionários e apresenta um surpreendente custo-benefício devido à otimização dos prazos e redução de custos finais. A análise deve ser fundamentada em: otimização do recebimento, armazenagem, movimentação de insumos, disponibilização de materiais, equipamentos e mão-de-obra.

Entregas “Just In Time”

Esse tipo de entrega eficiente serve para reduzir a estocagem dos materiais no mínimo de tempo possível, garantindo seu recebimento apenas no momento necessário da execução de uma obra, visto que o foco é aumentar a eficiência no cumprimento desses empreendimentos e eliminar desperdícios. Foque no cronograma de execução de serviços, cheque o estoque para garantir uma entrega “Just In Time” assegurando assim uma obra mais organizada, lucrativa e mais sustentável para o meio ambiente.

Melhoria nos Processos

Essa prática consiste em encontrar alternativas para trazer soluções inovadoras e eliminar excessos na produção. É importante salientar que isso não significa que a entrega da obra vai ser de qualidade inferior. Na realidade, é mais provável que o contrário aconteça: algo de qualidade superior pode ser entregue gastando menos. Existem diversos sistemas e metodologias que possibilitam o gerenciamento desses processos na construção civil.

Entretanto, existem diversos sistemas e cada um conta com uma abordagem diferente, o importante é saber escolher a mais apropriada de acordo com as necessidades sistemáticas da organização, que quando bem aplicadas, também auxiliam diretamente na redução de gastos e resíduos da empresa. Lembre-se: resíduos significa perdas e despesas. Evitar a geração de resíduos nas obras é premissa obrigatória no check-list da gestão construtiva.

Buscar

Categorias
  • Concreto (6)
  • Construção (4)
  • Empreendedorismo (2)
  • ISO (2)
  • Planejamento (30)
  • Procedimentos (22)
  • Qualidade (16)
  • Sem categoria (30)
  • Stant (7)
  • Sustentabilidade (4)

Stant | Todos os Direitos Reservados © 2024

CONCREMAT

Maior empresa gerenciadora de obras do Brasil, de acordo com o ranking da revista “O Empreiteiro”, a Concremat buscava, em 2017, melhorar seu processo de gerenciamento, com foco em inovação. Através de uma parceria com a ACE, a empresa selecionou o Stant para atender esse desafio.

De início, o objetivo era padronizar os documentos de inspeção e a comunicação entre todos os envolvidos nas obras gerenciadas numa unidade da empresa que tem alguns grandes clientes, com mais de 600 obras simultâneas por mês. Com o Stant, houve uma redução significativa do tempo para elaboração dos relatórios de visitas e, dessa forma, o vistoriador ganhou mais disponibilidade para analisar os dados e focar em gerir mais obras.

Outro benefício do uso do Stant foram informações em tempo real e mais precisas. O número de usuários foi triplicado, e multiplicou-se por dez a quantidade de dados utilizados no Stant diariamente. No fim do dia, o Stant gerou um melhor atendimento para os clientes da Concremat, permitindo aos gestores aumentar sua capacidade de atuação em mais obras e mais clientes.

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Fale com um consultor

Pesquisar