fbpx

Entenda o que prevê a NBR 15575 e o que mudou na sustentabilidade das obras

A NBR 15575 é a norma que versa sobre o desempenho das edificações residenciais. Está em vigor desde 2013 e preconiza o comportamento mínimo da edificação.

É urgente e necessário que os profissionais envolvidos na área de construção civil conheçam os critérios da norma e desenvolvam estratégias para cumpri-los. 

O engenheiro civil, profissional-chave do ramo, precisa estar atento a todos os pontos para o desenvolvimento de ações que sigam a norma.

Conheça mais sobre os aspectos abordados e quais foram as mudanças alcançadas com o uso da norma 15575! Vamos lá!

O que é uma NBR?

As NBRs são normas brasileiras que atuam com o propósito de orientar adequadamente os profissionais da área de construção civil, como também as construtoras e às incorporadoras, no que diz respeito a garantias de segurança nas atividades de trabalho.

Como a maioria das atividades da área de construção civil oferece riscos muito intensos para a saúde e até mesmo para a vida dos colaboradores, como também para o meio ambiente, devido tanto ao uso de materiais quanto às ações requeridas nas funções, é extremamente importante a criação de normas de segurança que estabeleçam padrões seguros. 

A criação dessa norma é necessária porque a preocupação com o bem-estar e a saúde dos funcionários que operam as atividades relacionadas ao ramo de construção civil, embora muito importante, nem sempre é o centro das atenções dos engenheiros civis nos projetos, e muitas vezes sequer é discutida. A negligência nesse sentido acaba causando danos irreparáveis.

Da mesma forma, a preocupação com o meio ambiente e com a qualidade dos empreendimentos a longo prazo nem sempre foi uma questão presente de forma relevante nos projetos. 

Nesse sentido, as NBRs atuam como delimitadoras e orientadoras de métodos e padrões para a construção civil. O cumprimento das NBRs garante não somente a qualidade das obras como a redução significativa de riscos. 

Guiando todas as atividades da área, as NBRs precisam ser bem conhecidas pelo engenheiro civil, o que consequentemente eleva o padrão de qualidade dos serviços prestados e produtos entregues.

Continue lendo para ver mais detalhes sobre a norma.

Mulher lendo a norma NBR 15575

Como a ABNT se relaciona com a NBR?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como o próprio nome já sugere, é a entidade responsável pela normalização técnica brasileira, reconhecida como uma entidade de utilidade pública pela Lei nº 4.150/62

A ABNT tem o objetivo de impulsionar o avanço da tecnologia no Brasil por meio da  padronização de documentos e dos próprios processos produtivos. Portanto, como tal, atua também na análise de conformidades e na concessão de certificados. 

As NBRs compõem um grupo de tantas outras diretrizes que são elaboradas justamente pela ABNT, entidade que também é uma das fundadoras da ISO (International Organization for Standardization), a Organização Internacional de Normalização.

O que é NBR 15575?

A NBR 15575 ou Norma de Desempenho é a norma que garante que apartamentos e casas atendam a critérios mínimos que assegurem a segurança e qualidade. 

A ABNT publica e mantém a NBR 15575 para que as edificações atendam a um nível mínimo de desempenho quanto a elementos essenciais como sistemas de vedações verticais internos e externos, sistemas de coberturas e sistemas estruturais. 

Breve história da NBR 15575

O início da elaboração dessa norma se deu em 1975, quando profissionais da área iniciaram pesquisas sobre o assunto. Apenas em 2000, a ABNT, em parceria com a Caixa Econômica Federal e com o Ministério da Ciência e Tecnologia, alterou significativamente as pesquisas sobre essa norma.

O documento da NBR em questão foi disponibilizado para consulta pública pela primeira vez em 2007 e novamente em 2010. Finalmente, em 2013, a NBR 15575 entrou em vigor, marcando um momento importante para a indústria do Brasil. 

Logo de início, a Norma de Desempenho valia exclusivamente para edificações com até 5 pavimentos, mas não demorou muito para que passasse a ser válida tanto para casas quanto apartamentos, ou seja, para todos os tipos de edificações residenciais. 

Leia também >> Orçamento de obras: 6 passos para fazer o seu!

Qual a importância da NBR 15575 para a construção civil?

A NBR 15575 se tornou um marco para a construção civil desde o início de sua elaboração. Um dos principais objetivos da Norma de Desempenho é garantir que o nível de qualidade das edificações seja durável, impactando positivamente todo o período de utilização. 

Por isso, os critérios da NBR 15575 não consideram apenas quesitos relacionados ao momento exato da construção e sim à obra como um todo, o que revela a grande atenção dada para a habitabilidade das edificações. 

Impacto positivo na sustentabilidade 

Com o passar dos anos, novas conquistas para a proteção do meio ambiente vêm sendo engendradas nos diversos setores da sociedade.

Nesse sentido, a NBR 15575 foi criada a fim de realizar um controle do impacto ambiental das construções de forma mais assertiva.

Edificações mais eficientes, com melhores projetos e que associam preocupação ambiental e redução no impacto gerado são só alguns dos pontos abordados na norma, que resultam em edificações mais sustentáveis.

Sistema construtivo inovador

Qual engenheiro civil não quer estar envolvido na elaboração e execução de um projeto que atenda às necessidades dos clientes e do mercado de forma inovadora e responsável?

A normativa estabelece que a construção deve ter condições adequadas de uso e atender ao conforto dos usuários. Dessa forma, a NBR 15575 versa sobre mais de 500 requisitos com o objetivo de que o empreendimento projetado atenda às referências estabelecidas em norma.

Alguns pontos são:

  • durabilidade e estabilidade
  • desempenho térmico e acústico
  • sustentabilidade
  • tempo de uso e outros

Quando a Norma de Desempenho entrou em vigor, construtoras e profissionais precisaram ir em busca da inovação da forma de atuação do mercado para elevar a qualidade dos empreendimentos e angariar pontos em um mercado cada vez mais competitivo. 

Por isso, também, surgiu a tendência de priorizar a utilização de sistemas construtivos inovadores, como o Light Steel Frame, que garante segurança e praticidade no canteiro de obras e qualidade para o empreendimento.

Quais critérios são abordados pela NBR 15575?

A partir do momento em que a norma entra em vigor, o setor de construção passa a ser orientado para a padronização e manutenção da qualidade de eixos essenciais como estabilidade da estrutura, fatores térmicos, de luminosidade, acústicos e de resistência a incêndios.

Por isso, os sistemas utilizados na edificação devem englobar preocupações que vão desde a sustentabilidade até a habitabilidade da obra, como vimos anteriormente.

Abaixo, você vai conferir alguns dos pontos mais relevantes sobre a construção civil que são abordados pela norma em questão.

Controle de resíduos

Os detritos gerados pela obra devem ser destinados adequadamente, a fim de impedir a contaminação do entorno. Os resíduos sólidos devem ser separados e destinados para aterros e locais de reciclagem adequados.

Para os casos em que houver necessidade, deve-se considerar o tratamento de efluentes, e o esgoto da edificação deve ser ligado à rede pública.

Lembra do foco na sustentabilidade que vimos um pouco acima? Então, o controle de resíduos é fundamental para o desenvolvimento de projetos sustentáveis que preservem o meio ambiente. 

Uso de recursos

A Norma de Desempenho considera a melhor aplicação dos materiais, com o objetivo de construir edificações dentro de um padrão de qualidade internacional. Como conta com a preocupação ambiental, os insumos devem ser utilizados sem desperdício.

Os projetos devem optar pelo uso de materiais sustentáveis que elevem os padrões da construção, causando menor impacto ao meio ambiente e garantindo a durabilidade do empreendimento. 

Respeito às características geomorfológicas

Antes de construir, é importante conhecer as condições do local da edificação, tais como riscos de deslizamentos ou outros possíveis impactos ambientais. Infelizmente, embora pareça óbvio que questões como essa são essenciais para o projeto, muitas vezes são negligenciadas.

O profissional não deve pensar em elaborar o projeto considerando apenas seu momento de execução. É preciso analisar e prever riscos em potencial.

Por isso, analisar e respeitar as características geomorfológicas do local onde o projeto será executado é crucial para a entrega de um empreendimento de qualidade. Além do mais, embora possa parecer muito mais trabalhoso, os potenciais riscos podem, no futuro, causar impactos irreversíveis. 

Como a norma considera os fatores de manutenção e de durabilidade da construção, você, como engenheiro civil, deve garantir que todos os itens acima serão devidamente considerados no projeto. 

O que mudou após a NBR 15575?

Muitos acabam encarando essas novas regras como procedimentos que apenas encarecem os projetos. 

Entretanto, esse tipo de argumento pode ser facilmente derrubado. Profissionais que costumam se manter atualizados reconhecem que, na realidade, muitas práticas já presentes no mercado foram contempladas na NBR 15575.

O fato é que muitas empresas e profissionais acabam negligenciando aspectos tão importantes e, por isso, também, a norma foi criada para que todos tenham acesso a um documento que apresente quais são os parâmetros mínimos. 

Dessa forma, as empresas que acabavam praticando preço muito abaixo no mercado,  justamente porque entregavam empreendimentos com baixa qualidade, agora têm referências oficiais a ser seguidas. 

Isso quer dizer também que as empresas que já atuavam exatamente de acordo com os critérios promulgados pela NBR 15575, ou pelo menos muito próximo a eles, estão cada vez mais avançando em busca de métodos e mecanismos de gestão ainda mais eficientes e inovadores. 

Os fornecedores de materiais e as construtoras vêm melhorando a qualidade dos produtos e serviços ofertados, o que impulsiona a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico do setor. 

A associação de recomendações com novas metodologias de projeto, como o BIM, por exemplo, resulta em projetos mais detalhados e com maior grau de precisão. Isso reduz o índice de falhas e retrabalhos no canteiro de obras.

Leia também este conteúdo >>> Confira 4 escolhas sustentáveis que ajudam a economizar em obras

Como a NBR 15575 impacta no dia a dia dos engenheiros civis?

Você já deve conseguir visualizar que o cumprimento dessa norma requer o desenvolvimento e a adoção de práticas que impactam diretamente o dia a dia de trabalho dos profissionais da área, inclusive do engenheiro civil. 

A pergunta é: DE QUE FORMA?

Bem, todos os critérios impulsionam para a criação de um melhor sistema de gestão dos projetos e das atividades da obra. Sendo assim, no início, quando o projeto está sendo elaborado, a atenção deve ser redobrada. Embora seja mais trabalhoso, o planejamento assertivo vai entregar um produto de qualidade e extremamente seguro. 

Como consequência, o engenheiro vai ter um controle maior das operações sobre as quais é responsável e a realidade vai ser muito próxima ao planejado.

Será muito mais fluido o acompanhamento de uma obra planejada e orçamentada para seguir altos padrões de qualidade. Se, por acaso, ocorrerem imprevistos, as medidas preventivas previamente definidas de acordo com os riscos em potencial na maioria dos casos funcionarão ou pelo menos servirão como forte base para criar soluções, caso as emergências sejam destoantes. 

Engenheiro lendo a NBR 15575

Quais cuidados devem ser tomados na aplicação da NBR 15575?

Um ponto importante é garantir que os profissionais envolvidos, principalmente os gestores, tenham conhecimentos atualizados sobre a Norma de Desempenho. Isso é fundamental para que a gestão seja realizada de forma harmoniosa e com o objetivo de impulsionar o avanço qualitativo e tecnológico dos processos.

Tão essencial quanto o cumprimento da norma é a devida documentação de processos, etapas, ações desenvolvidas, tomadas de decisões, execução do projeto, entre outros pontos relevantes. 

Todos os testes, pesquisas e métodos desenvolvidos e adotados devem ser imprescindivelmente documentados, para comprovar de forma objetiva os pontos da Norma de Desempenho que foram cumpridos e como. 

Nesse sentido, para que esses cuidados apontados sejam de fato tomados, é essencial a utilização da tecnologia a favor dos processos e da construtora em si. Migrar de processos estáticos que registram ações no papel para plataformas digitais que possibilitem fácil acesso a dados dos projetos, relatórios, inspeção de atividades, documentos em produção e já finalizados é um diferencial vantajoso para aqueles que desejam seguir a NBR 15575 sem grandes dificuldades. 

E você, já tem uma preocupação com o desempenho das suas obras? Utilize os parâmetros da NBR 15575 e conheça mais sobre a diferença entre NR e NBR! Aplique as sugestões das normas para melhorar o padrão das suas construções!

Até a próxima!

Para conferir outros conteúdos como este, acesse o nosso blog:


Buscar

Pesquisar

CONCREMAT

Maior empresa gerenciadora de obras do Brasil, de acordo com o ranking da revista “O Empreiteiro”, a Concremat buscava, em 2017, melhorar seu processo de gerenciamento, com foco em inovação. Através de uma parceria com a ACE, a empresa selecionou o Stant para atender esse desafio.

De início, o objetivo era padronizar os documentos de inspeção e a comunicação entre todos os envolvidos nas obras gerenciadas numa unidade da empresa que tem alguns grandes clientes, com mais de 600 obras simultâneas por mês. Com o Stant, houve uma redução significativa do tempo para elaboração dos relatórios de visitas e, dessa forma, o vistoriador ganhou mais disponibilidade para analisar os dados e focar em gerir mais obras.

Outro benefício do uso do Stant foram informações em tempo real e mais precisas. O número de usuários foi triplicado, e multiplicou-se por dez a quantidade de dados utilizados no Stant diariamente. No fim do dia, o Stant gerou um melhor atendimento para os clientes da Concremat, permitindo aos gestores aumentar sua capacidade de atuação em mais obras e mais clientes.

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Fale com um consultor