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Desafios e oportunidades para construtoras brasileiras

Movida pelo avanço tecnológico, uma nova era chegou no mercado. A Indústria 4.0 ou quarta revolução industrial é uma expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem e que está afetando todas as empresas, independente do tamanho ou setor. Com este avanço é possível criar robôs, identificar algumas falhas e até executar atividades com mais velocidade e eficiência.
Em 2017, o governo lançou o guia “Rumo à Indústria 4.0” com o objetivo de preparar as empresas para o novo momento. Automatizar os processos já é um caminho sem volta no Brasil e o resultado desta ação são empresas muito mais produtivas e eficientes.

COMO A INDUSTRIA 4.0 ESTÁ MUDANDO A CONSTRUÇÃO CIVIL

As diferentes tecnologias digitais, como análise de Big Data, robótica, Internet das Coisas, impressão 3D e softwares BIM (Building Information Model) estão mudando o cenário da gestão e até execução de obras. As empresas conseguem otimizar processos, compras de materiais, analisar o progresso da obra e a produtividade da equipe com a ajuda de softwares de gestão, por exemplo. Ou até mesmo utilizar um drone para fazer a checagem de pontos altos de construções ou até mesmo o transporte de materiais.
Para isso, o novo profissional do setor deve investir em treinamento para a inserção de colaboradores e fornecedores no uso das novas tecnologias. Saber lidar com o digital é uma exigência que não pode mais ser adiada pelos profissionais do setor da construção civil.

GESTÃO DE OBRAS TECNOLÓGICA

Um estudo da Pwc Global aponta que 53% das organizações em mais de 26 países indicam a ausência de cultura digital, mas o número de ferramentas e novas oportunidades que estão surgindo não para de aumentar.
O uso de softwares para a gestão de obras promove uma gestão colaborativa de projetos, comunicação integrada da equipe, sustentabilidade, evita imprevistos e acidentes, armazena dados referentes aos funcionários e maquinário, além de diminuir o custo e tempo final da obra.
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CONCREMAT

Maior empresa gerenciadora de obras do Brasil, de acordo com o ranking da revista “O Empreiteiro”, a Concremat buscava, em 2017, melhorar seu processo de gerenciamento, com foco em inovação. Através de uma parceria com a ACE, a empresa selecionou o Stant para atender esse desafio.

De início, o objetivo era padronizar os documentos de inspeção e a comunicação entre todos os envolvidos nas obras gerenciadas numa unidade da empresa que tem alguns grandes clientes, com mais de 600 obras simultâneas por mês. Com o Stant, houve uma redução significativa do tempo para elaboração dos relatórios de visitas e, dessa forma, o vistoriador ganhou mais disponibilidade para analisar os dados e focar em gerir mais obras.

Outro benefício do uso do Stant foram informações em tempo real e mais precisas. O número de usuários foi triplicado, e multiplicou-se por dez a quantidade de dados utilizados no Stant diariamente. No fim do dia, o Stant gerou um melhor atendimento para os clientes da Concremat, permitindo aos gestores aumentar sua capacidade de atuação em mais obras e mais clientes.

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