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Acompanhamento de obras: como fazer uma boa gestão?

Com o aumento da competitividade no setor, muitas construtoras se viram obrigadas a adotar novas práticas de gestão e de acompanhamento de obras ― sempre com a intenção de reduzir custos, evitar desperdícios e garantir o retorno dos investimentos.

Então, os engenheiros também precisaram dar mais atenção aos orçamentos, prazos, padrões de qualidade e, principalmente, ao sequenciamento de tarefas. Porém, o grande volume de informações que envolve o projeto faz com que esse monitoramento seja bastante complexo.

Por isso, as soluções tecnológicas passaram a fazer parte do dia a dia das equipes, uma vez que centralizam os dados, permitindo a consulta a diversos documentos, arquivos e indicadores.

Mas, para conquistar altas taxas de produtividade, é fundamental compreender como seria a gestão ideal. Assim, fica mais fácil fugir dos erros e escolher as melhores ferramentas.

Quer entender de uma vez por todas o que é acompanhamento de obras, como fazê-lo com sucesso e ainda como utilizar a tecnologia a seu favor?

Acompanhe este artigo até o fim!

Homem fazendo o acompanhamento de obras

O que é um acompanhamento de obras?

O acompanhamento de obras deve garantir que a execução dos serviços esteja de acordo com as condições e especificações técnicas presentes no escopo do projeto, evitando retrabalhos e gastos desnecessários. 

Para tanto, é preciso administrar todas as atividades que, em geral, são realizadas por diferentes profissionais e empresas. Por isso, é essencial estabelecer rotinas de fiscalização e vistoria, com a finalidade de identificar desvios e providenciar correções rápidas. 

Quando esse acompanhamento é negligenciado, a construtora fica sujeita a uma série de ameaças, prejuízos e, claro, atrasos na entrega. 

Qual a importância do acompanhamento de obras?

Sendo o acompanhamento de obras um dos aspectos fundamentais para a execução de um projeto de construção civil de sucesso, precisa ser realizado com vistas a reduzir desvios e evitar erros e gastos desnecessários. 

Um acompanhamento de obras bem realizado deve contribuir para o sucesso de pontos específicos que otimizem a execução da construção e garantam a qualidade do empreendimento. Confira abaixo:

  • gestão segura do projeto como um todo;
  • gerenciamento equilibrado dos materiais;
  • histórico de documentação de progresso;
  • economia de recursos financeiros;
  • supervisão assertiva das atividades no canteiro;
  • promoção de foco e produtividade;
  • identificação de riscos;
  • elaboração de soluções.

Entretanto, se o acompanhamento for negligenciado, em vez dos benefícios apontados logo acima, esses mesmos pontos podem se transformar em pesadelo, como gestão ineficiente do projeto, gastos desnecessários, ausência de registros e documentação, equipe no canteiro sem foco, situações emergenciais sem soluções, entre outros.

As atividades realizadas nos projetos de construção civil são bem trabalhosas, o que requer muita dedicação, principalmente porque envolvem a participação de diversos agentes e gestores. 

Por isso, a supervisão e o acompanhamento das etapas podem se tornar uma atividade mais complexa do que os próprios processos da construção. 

Como seria uma gestão de obras ideal?

Até mesmo para a realização de um bom acompanhamento e gestão de obras se faz necessário efetuar um planejamento eficiente, no qual devem ser definidos fatores como: 

  • quem será o responsável e qual será a frequência para verificação de cada atividade;
  • documentação das impressões de quem está avaliando;
  • elaboração de relatórios de acompanhamento de obras. 

Por isso, é de extrema importância que o profissional responsável por avaliar, acompanhar e supervisionar a execução e o andamento de um projeto de construção civil seja devidamente qualificado. 

Nessa perspectiva, a gestão ideal contempla aspectos preventivos e estratégicos, tais como:

Planejamento financeiro

Uma gestão eficiente deve estar embasada em um planejamento financeiro robusto e um orçamento muito bem elaborado, que considerem custos diretos e indiretos ― com destaque especial para mão de obra, aluguéis de equipamentos e aquisição de materiais. 

Também é preciso provisionar uma reserva para cobrir eventualidades e imprevistos, sem comprometer o andamento da obra.

Cronograma realista

Um cronograma confiável tem início com o levantamento de todas as tarefas necessárias para viabilizar a execução do projeto. Além disso, obedece a uma ordem lógica para a conclusão das etapas, considerando as interdependências e os encadeamentos de atividades.

Programação de compra

A programação de compra é mais um dos pilares da gestão ideal. Essa programação depende de uma análise detalhada sobre as demandas de cada estágio da construção, de modo a evitar interrupções indesejadas. Logo, é preciso confirmar, antecipadamente, a disponibilidade dos fornecedores.

Monitoramento intensivo

Depois da elaboração do projeto, do planejamento financeiro e do cronograma, cabe aos engenheiros monitorar a execução dos trabalhos. Uma medida bastante recomendável é a implementação de avaliações de produtividade e de qualidade ― principalmente no que diz respeito ao uso correto de insumos.

Responsabilidades trabalhistas

Outro aspecto importante está relacionado às responsabilidades trabalhistas que cercam os colaboradores da construtora e os prestadores de serviços. Nesse contexto, é válido reforçar a gestão de equipes em obras e atentar para todas as normas de saúde e segurança do trabalho previstas na legislação.

Sistema de comunicação

Um sistema de comunicação integrado é indispensável para uma gestão competente. Metas, prioridades e pendências devem ser compartilhadas e delegadas, com transparência, de modo a gerar engajamento e comprometimento.

Ferramentas e tecnologias digitais

As ferramentas e tecnologias digitais trouxeram mais agilidade e dinamismo para a construção civil ― permitindo, assim, a centralização de dados, atualizações imediatas e acessos remotos. Dessa forma, é possível reduzir a incidência de falhas e aumentar a eficiência geral.

Acompanhamento de obras e tecnologia: benefícios de realizar a gestão de obras digitalmente

Com o passar do tempo, as novas exigências do mercado e as necessidades tanto dos clientes quanto da manutenção do meio ambiente demandam que a construção civil faça uso de modelos de gestão cada vez mais eficientes. 

Isso ocorre porque é cada vez mais urgente garantir a construção de empreendimentos de alta qualidade com o menor custo possível. Para alcançar esse tão desejado projeto econômico e bem-sucedido, o ponto-chave está na gestão. 

Dessa forma, construtoras e gestores que investem em uma solução para gestão de obras garantem a realização de uma obra muito mais lucrativa do que as que eram ou ainda são gerenciadas manualmente.

Falhas na comunicação, atrasos nas tomadas de decisões e falta de documentação e relatórios sobre cada etapa da obra geram problemas que impactam diretamente no preço e na qualidade final do empreendimento, isso quando não compromete a obra de tal forma que o projeto fica paralisado. 

Soluções digitais para gestão de obras possibilitam que indicadores importantes do projeto sejam acessados em tempo real por todos os gestores. Se qualquer alteração for realizada, todos os gestores podem acompanhar, de forma prática, o que reduz drasticamente a possibilidade de desvios.

Confira logo abaixo as principais vantagens de utilizar ferramentas digitais para gestão de projetos da construção civil.

Menos custos

Quando os gestores fazem o acompanhamento da obra com prancheta e papel, isso significa que só será possível fazer uma verificação do andamento das atividades quando houver acesso a todos esses documentos. Esse processo, sem dúvidas, impede que a obra ocorra de forma fluida. 

Quando uma obra é gerenciada por meio de uma plataforma digital, os gestores podem simplesmente usar o sistema via computador, smartphone ou tablet com acesso à internet e verificar ou atualizar informações. 

Dessa forma, o acompanhamento digital otimiza o tempo de execução dos trabalhos realizados e reduz possíveis falhas na comunicação, promovendo um bom gerenciamento do tempo e dos recursos. Consequentemente, os gastos são reduzidos, assim como as possibilidades de custos extras. 

Informações precisas

Quanto mais bem planejado é um projeto, menos erros e situações emergenciais ocorrem. Mas ainda podem ocorrer imprevistos de todo jeito, ainda que de forma menos impactante. 

Bem, o mais importante, além de reduzir os erros, é possibilitar que as informações estejam alinhadas, facilitando o acesso a elas. 

Muito frequentemente, na construção civil, informações precisam ser verificadas até que se chegue a uma decisão acessível. Por isso, os gestores precisam visualizar e debater sobre a situação munidos de informações, sem ficar recorrendo a planilhas diversas espalhadas em diferentes computadores ou procurando formulários preenchidos manualmente.

Transparência de dados

Quando a própria construtora precisar acessar quaisquer informações para verificar situações, gerar relatórios ou passar dados para o cliente, isso só será possível de forma prática e rápida se as informações estiverem acessíveis e atualizadas. 

É um grande risco acompanhar uma obra com registros manuais, porque muitos pontos dos processos podem ser perdidos em algum momento. A transparência é fundamental tanto do ponto de vista jurídico quanto para melhorar a relação com os clientes. 

Maior produtividade

Muito se fala em aumento de produtividade, mas isso não ocorre apenas quando uma equipe é constantemente motivada. Aqueles que estão envolvidos no acompanhamento das atividades não irão conseguir aumentar a produtividade sem recursos que possibilitem uma organização que dê conta de otimizar automaticamente os processos. 

Ferramentas para gestão de obras fazem com que as informações sobre as atividades no canteiro sejam atualizadas em tempo real, o que consequentemente aumenta a eficiência dos processos e a produtividade. Os gestores podem inclusive fazer o acompanhamento da obra diariamente até mesmo sem estar no local. 

Principais erros na gestão de obras

Alguns dos maiores medos dos gestores da construção civil é não cumprir o cronograma e estourar o orçamento. Embora, infelizmente, essas situações sejam muito comuns em obras brasileiras, o principal fator que precisa ser fortalecido para redução de problemas como esses é justamente a gestão da obra. 

Confira 3 dos principais erros de gestão que comprometem a própria obra e impactam nos níveis de satisfação dos clientes e dos investidores:

Desconhecimento dos custos totais

Além dos custos diretos e indiretos, existem os gastos ocultos, mais difíceis de ser detectados e mensurados. Neste bloco, estão a ociosidade de equipes e equipamentos e as paradas forçadas. Também é preciso calcular o percentual do BDI (Budget Difference Income ou Benefício e Despesas Indiretas), um elemento orçamentário utilizado para compor o preço de venda ― considerando o risco do empreendimento, tributos, despesas de comercialização e o lucro do empreendedor.

Quando todas essas variáveis não são conhecidas, é impossível garantir um resultado positivo ao final da obra.

Planejamento superficial

Um planejamento completo precisa abranger diversas questões operacionais, logísticas, legais e financeiras. Por isso, é essencial detalhar cada item do projeto, incluindo avaliações, KPIs (Key Performance Indicators), controles internos e planos de contingência para as crises e situações de urgência.

Falhas no fluxo de informações

Quando o fluxo de informações não é eficiente, surgem dúvidas e, claro, espaço para interpretações equivocadas. Assim sendo, é importante criar canais de comunicação que envolvam equipes, parceiros, fornecedores, prestadores e demais stakeholders. Os sistemas e aplicativos para uso corporativo são ótimas alternativas, pois permitem o contato direto entre os profissionais.

Quais ferramentas podem ajudar a fazer uma gestão de obras eficiente?

Muitas ferramentas podem contribuir para a gestão e para o acompanhamento de obras de forma eficiente e com vistas a reduzir erros.

O uso de muitas dessas ferramentas não se configura mais como apenas um diferencial das construtoras. Fazer ou não uso de ferramentas como as que serão apresentadas logo abaixo podem definir se os projetos de uma construtora serão ou não concluídos com sucesso.

Armazenamento em nuvem

O armazenamento das informações em nuvem garante a atualização permanente das equipes, pois possibilita o acesso a cronogramas, registros e relatórios de obras ― bastando que o profissional esteja conectado à internet.

Anotações em conteúdos digitais

Existem também aplicativos para salvar conteúdos e realizar anotações. Depois, é só compartilhar com os envolvidos. Por isso, é muito importante avaliar os sistemas disponíveis no mercado e escolher a plataforma para gestão de obras que possua mais recursos.

Checklists

As checklists fazem parte da rotina dos gestores e dos engenheiros na construção civil e são imprescindíveis para o acompanhamento de obras. É fácil encontrar várias ferramentas que prometem auxiliar na organização de listas de tarefas e que podem ser usadas no notebook ou no celular.

Além disso, esses programas ainda enviam lembretes indicando atividades que não foram finalizadas ou que estão atrasadas.

Gerenciamento de projetos

Também é possível encontrar soluções mais elaboradas, destinadas ao gerenciamento de obras em projetos. São bastante úteis para administrar tarefas diárias e para monitorar a evolução dos trabalhos.

Controle de produtividade

Existem, ainda, os aplicativos para controle de produtividade. Com esses apps, é mais fácil alocar recursos, identificar gargalos e encontrar processos que precisam ser otimizados.

Acompanhamento de obras

Algumas ferramentas foram desenvolvidas exclusivamente para o acompanhamento de obras ― permitindo o compartilhamento de fotos, mensagens de texto e áudios, entre outras interações. Esse tipo de solução colaborativa também utiliza a nuvem, o que garante mais segurança e mobilidade. Essa automação elimina algumas burocracias internas, aproximando o canteiro de obras dos escritórios da construtora.

Gestão de estoques

Soluções que garantem a realização de uma boa gestão de estoque contribuem para a conservação adequada dos materiais, redução de extravios e desperdício e controle da qualidade das entregas. Dessa forma, melhor armazenamento e uso dos materiais otimiza os processos, o que impulsiona a produtividade e reduz gastos.

Novas tecnologias que auxiliam o acompanhamento de obras

A tecnologia vem transformando o trabalho de profissionais da construção civil para que as exigências do mercado sejam cada vez mais bem atendidas. É importante que o profissional do setor se mantenha atualizado para que possa aderir às melhores ferramentas assim que possível.

Confira logo abaixo alguns recursos inovadores que vêm sendo utilizados na construção civil. 

Uso de drones

É verdade que estes equipamentos não foram projetados especificamente para o setor, mas podem cumprir um papel impressionante no canteiro de obras. 

Os drones podem ser utilizados de forma ímpar para a supervisão de atividades e o acompanhamento do progresso da obra em tempo real. Atividades como a inspeção em telhados, por exemplo, podem ser realizadas no primeiro momento com o auxílio de drones, o que elimina os riscos de acidentes com a equipe.

É possível analisar a qualidade das estruturas e verificar se será ou não preciso realizar reparos e ajustes. Os drones são capazes de capturar imagens de vários ângulos, o que proporciona uma visão diferenciada sobre o andamento da construção. 

Além disso, esses equipamentos são excelentes para a realização de estudos topográficos e cadastramentos de áreas. 

Impressão 3D

Essa é outra tecnologia que não foi criada com fins de atender ao setor, mas que atende a determinados propósitos da construção civil com maestria. 

A impressora 3D possibilita que peças específicas ou até mesmo prédios inteiros sejam criados fisicamente, o que extrapola os limites dos sistemas computacionais que criam os projetos de forma virtual. 

Essa tecnologia possibilita a criação física de um plano de construção para que a sua viabilidade seja verificada de forma mais assertiva e literalmente palpável. 

Sensores de segurança acoplados a uniformes

Os sensores já estão há algum tempo otimizando os processos na indústria de forma geral e, mais recentemente, vêm sendo estrategicamente utilizados nos canteiros de obras. 

Esses equipamentos são capazes de realizar ou auxiliar atividades que vão desde a medição do alinhamento do concreto até a identificação de risco de quedas de um andaime.  Por isso, devem ser estudadas as melhores formas de usá-los para a criação de um ambiente de trabalho mais seguro e também para a otimização dos processos. 

Conte com a Stant para um acompanhamento de obras assertivo

Dessa maneira, é fácil perceber como a tecnologia pode contribuir para a gestão e o acompanhamento de obras ― ajudando a alavancar os indicadores de produtividade e de lucratividade da construção civil.

Quer saber mais sobre gestão e acompanhamento de obras? Assine já a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do setor!

Nossa equipe estuda, diariamente, formas de criar ferramentas inovadoras para o mercado de construções. Assim, o objetivo do Stant — uma plataforma digital, disponível para web e mobile app — é fazer com que sua obra esteja sob controle.

Com o Stant, é possível fazer o gerenciamento inteligente de trabalhos da construção civil. Conte com a nossa plataforma para administrar os principais fatores de uma obra, como rastreabilidade de concreto, inspeção de atividades, criação do diário de obras e relatórios (que ajudam na tomada de decisões importantes!) em tempo real e em qualquer lugar.

Até a próxima!

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Maior empresa gerenciadora de obras do Brasil, de acordo com o ranking da revista “O Empreiteiro”, a Concremat buscava, em 2017, melhorar seu processo de gerenciamento, com foco em inovação. Através de uma parceria com a ACE, a empresa selecionou o Stant para atender esse desafio.

De início, o objetivo era padronizar os documentos de inspeção e a comunicação entre todos os envolvidos nas obras gerenciadas numa unidade da empresa que tem alguns grandes clientes, com mais de 600 obras simultâneas por mês. Com o Stant, houve uma redução significativa do tempo para elaboração dos relatórios de visitas e, dessa forma, o vistoriador ganhou mais disponibilidade para analisar os dados e focar em gerir mais obras.

Outro benefício do uso do Stant foram informações em tempo real e mais precisas. O número de usuários foi triplicado, e multiplicou-se por dez a quantidade de dados utilizados no Stant diariamente. No fim do dia, o Stant gerou um melhor atendimento para os clientes da Concremat, permitindo aos gestores aumentar sua capacidade de atuação em mais obras e mais clientes.

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