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Sistemas de Gestão de Qualidade

Muitos se perguntam o que faz um sistema de gestão de qualidade e quais as vantagens na  gestão da obra. O CEO do Stant, Ralph Vasco, é engenheiro civil e auditor interno da qualidade, com mais de 9 anos de experiência. Aqui, ele explica as vantagens para a obra de um sistema de qualidade eficiente.

GESTÃO DE QUALIDADE NAS OBRAS

É importante se definir dois tipos de empresas, aquelas que tratam o sistema de qualidade apenas como um selo e aquelas que realmente utilizam seus procedimentos para melhorar a gestão da obra como um todo. No caso das empresas que enxergam o selo como uma vantagem comercial, todo o tramite interno é tratado como uma burocracia desnecessária.

Já as que utilizam os processos de gestão consistentemente, vêem o selo como uma consequência, uma garantia de que está tudo de acordo.Os casos extremos da má gestão na qualidade podem ser facilmente encontrados no momento da auditoria externa, empresas que não fazem os documentos da qualidade rotineiramente param tudo para fazer os documentos que o auditor poderá descobrir que estão faltando, refazem documentos que se contradizem e adiam ao máximo o prazo para a auditoria.

Com o sistema de qualidade em dia, as empresas aceitam uma auditoria a qualquer dia, os gestores irão afinar sempre os indicadores e melhorarão ainda mais com o que o auditor tiver a contribuir, afinal, no sistema de gestão da qualidade, o principal quesito é a melhoria contínua.

POR QUE AS EMPRESAS NÃO INVESTEM?

A pergunta que fica no ar é o motivo de todas as empresas não se enquadrarem no segundo caso, onde o sistema da qualidade ajuda todos os processos internos da empresa. A verdade é que para se ter gestão de qualidade eficiente, muitas vezes, inclui investimentos com treinamento, auditorias internas e gestores de qualidade sobre-humanos; pois não é fácil manter tudo rodando em sincronia.

Esse foi um dos motivos do Stant ter sido iniciado dentro da universidade, pois os processos podem sim ser acompanhados de uma forma mais fluida e coesa, porém, sem o uso de tecnologias ultrapassadas para a gestão de obras. Utilizar o papel para registrar as ocorrências e andamento da obra não é apenas antiquado como também altamente ineficiente, a distribuição de procedimentos feita por papel impresso com o carimbo “Cópia Controlada” era perfeito quando não se existia a internet.

Cabe a cada uma das empresas a melhoria contínua, então, por que não utilizar as tecnologias que estão disponíveis?

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CONCREMAT

Maior empresa gerenciadora de obras do Brasil, de acordo com o ranking da revista “O Empreiteiro”, a Concremat buscava, em 2017, melhorar seu processo de gerenciamento, com foco em inovação. Através de uma parceria com a ACE, a empresa selecionou o Stant para atender esse desafio.

De início, o objetivo era padronizar os documentos de inspeção e a comunicação entre todos os envolvidos nas obras gerenciadas numa unidade da empresa que tem alguns grandes clientes, com mais de 600 obras simultâneas por mês. Com o Stant, houve uma redução significativa do tempo para elaboração dos relatórios de visitas e, dessa forma, o vistoriador ganhou mais disponibilidade para analisar os dados e focar em gerir mais obras.

Outro benefício do uso do Stant foram informações em tempo real e mais precisas. O número de usuários foi triplicado, e multiplicou-se por dez a quantidade de dados utilizados no Stant diariamente. No fim do dia, o Stant gerou um melhor atendimento para os clientes da Concremat, permitindo aos gestores aumentar sua capacidade de atuação em mais obras e mais clientes.

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