A madeira é um material bem resistente e, por isso, ainda é possível encontrá-la nos restos de antigas edificações. Porém, seu uso como matéria-prima foi reduzido gradativamente, pois, por muitos, ela não é considerada um material sustentável.
Mas você sabia que existem benefícios no uso da madeira na construção civil? Neste post, vamos mostrar a você as diferenças entre os tipos de madeira, as características e o uso desse material e também comentar sobre a MLC, uma inovação no setor.
Acompanhe!
Diferenças entre madeira legalizada e certificada
Infelizmente, a extração ilegal de madeira ainda é uma grave realidade. Porém, já existem várias iniciativas, no Brasil, para o uso adequado dessa matéria-prima.
Nesse sentido, existem duas classificações de madeira: legalizada e certificada. A primeira é licenciada ambientalmente, mas tais certificações regulam somente a extração, sem considerar questões sociais, econômicas e trabalhistas do local. E como não é rigidamente fiscalizada, esse tipo de exploração abre brecha para práticas ilegais.
Já a madeira certificada, além de ter as licenças, tem sólida verificação e considera aspectos de manutenção da sustentabilidade das florestas, das comunidades e da economia regional, respeitando o fluxo da natureza.
Em 2009, foi criado o Programa Madeira é Legal, no estado de São Paulo, que objetiva promover o consumo sustentável do material na construção civil. O projeto é uma parceria entre empresas do ramo madeireiro e do setor de edificações.
Características da madeira na construção civil
Vantagens
Os benefícios proporcionados pela madeira são diversos. Para começar, os resíduos sólidos gerados são inferiores quando comparados aos de demais insumos utilizados para construções, diminuindo, portanto, o desperdício.
Como a estrutura já vai pré-fabricada para o canteiro, o uso de madeira na construção civil otimiza o cronograma de obras. A madeira tem alta resistência mecânica e de compressão em relação ao concreto e dez vezes mais resistência à flexão, sendo, então, bastante estável.
Além disso, o material é um bom isolante térmico e acústico, implicando menos gastos com energia durante o uso da edificação pós-obra. Por fim, também é seguro e durável, pois não oxida com o passar do tempo e não deforma com o calor.
Desvantagens
Uma das principais desvantagens que os construtores observam é que a madeira pode não ser sustentável, porém, essa informação não é exatamente verdadeira.
Se o material de origem for plantado e tratado incorretamente, tal ideia pode, sim, ser confirmada. Mas se, desde o início, o processamento for feito do jeito certo, a madeira consome muito menos água em sua fabricação que materiais como concreto e aço, por exemplo.
No entanto, uma real desvantagem da madeira está na ação da natureza. Por ser suscetível ao ataque de insetos e cupins, as peças do material podem ser comprometidas, exigindo a aplicação de proteções. E como a madeira é um ser vivo, também apresenta características de tamanho variáveis, que serão diretamente influenciadas pelo seu crescimento gradual.
Modos de uso
A madeira pode ser empregada em vários elementos de uma edificação, seja de maneira temporária ou definitiva. Veja alguns exemplos:
-
estrutura temporária: escoramentos, formas e andaimes;
-
estrutura definitiva: vigas, caibros, terças e pilares;
-
decoração: forro e painel;
-
piso: assoalho e tacos.
Em função da aplicação, existem madeiras mais indicadas e mais comumente utilizadas, tais como:
-
parte externa: Ipê, Peroba, Itaúba, Teca e Garapeira;
-
interior e telhado: Garapeira, Cambará, Itaúba e Peroba;
-
pisos: Peroba-rosa, Angico-preto, Aroeira, Macacauba, Pau-amarelo, Pau-darco e Ipê;
-
estrutura: Peroba-rosa, Rosadinho, Itaúba, Angico-preto, Eucalipto e Taipa.
Inovação do método MLC
A madeira laminada colada, mais conhecida por sua sigla, MLC, é uma técnica moderna e que vem sendo bastante usada, pois possibilita maior liberdade de criação para os projetos.
A MLC se caracteriza por uma disposição de lâminas paralelas que permite a criação de peças com maiores dimensões. Pela sua forma de fabricação, é mais resistente a envergamentos e torções. Pode ser utilizada em vigas, pilares, decks, painéis e revestimentos. Como é um material mais estável, demanda menor número de ligações.
Como você viu, a madeira na construção civil pode ser uma boa opção de material, apresentando boa durabilidade. E você pode aproveitar sua visita aqui no blog para aprender ainda mais. Leia também o post “5 dicas de sucesso para empreendedorismo na construção civil“!