fbpx

Mobilidade tecnológica no canteiro de obras: veja 3 benefícios para o engenheiro

O avanço das tecnologias revolucionou a maneira que um engenheiro se relaciona com colegas de trabalho, clientes e fornecedores. Antigamente, esse profissional era apenas responsável pelo andamento das atividades em um canteiro. Com essas mudanças, hoje em dia, é necessário acompanhar o desempenho de todos e adotar soluções que melhoram a produtividade do time.

Entretanto, alguns engenheiros ainda não seguem essa tendência e acabam perdendo espaço no mercado de trabalho. A mobilidade tecnológica no canteiro já não é mais um diferencial para se destacar, ela se tornou algo fundamental para a sobrevivência de uma gestão.

Mas você sabe o porquê disso? Pois então, não se preocupe. Este post vai ajudá-lo a entender tudo sobre o assunto. Mostramos como uma ferramenta de gestão mobile pode ajudá-lo a obter resultados melhores e executar uma obra sem atrasos, prezando sempre pela qualidade. Confira.

O que é a mobilidade tecnológica no canteiro de obras?

A internet, os computadores e os telefones celulares permitem que qualquer pessoa entre em contato com parentes, responda e-mails ou compre um produto em uma loja online. Com o passar do tempo, a engenheira civil também adotou essas ferramentas em seu dia a dia, a fim de fazer uma gestão otimizada da obra e da equipe.

A mobilidade tecnológica significa contar com equipamentos que funcionam no mobile e são desenvolvidos especialmente para as atividades construtivas. Porém, muitos negócios utilizam ferramentas que não são especializadas nessas horas.

Tentar gerir uma obra com um grupo de WhatsApp não é uma boa ideia. Isso acontece, pois esse aplicativo não tem as funcionalidades necessárias para integrar os colaboradores, setores e informações.

Por exemplo: em um determinado dia, você está visitando o canteiro da obra B. Nesse mesmo momento, você recebe uma mensagem indicando o valor do teste de slump do concreto, que avalia a trabalhabilidade do material, de uma das lajes da obra A. Com a correria em seu dia a dia de trabalho, é possível que você troque essa informação sem ao menos perceber.

De qualquer forma, essa situação é extremamente prejudicial para a tomada de decisão de um engenheiro. Além disso, as ferramentas descritas anteriormente não oferecem a busca otimizada de dados. Assim, elas dificultam a comunicação em seu negócio.

3 benefícios da mobilidade na construção civil

Agora, você vai descobrir as três principais vantagens dessa questão para a sua rotina de trabalho. Veja-as abaixo:

1. Otimiza a vistoria e os registros

A inspeção das atividades construtivas é uma etapa essencial, já que ela garante que os projetos e o planejamento estão sendo seguidos. Então é necessário levantar dados com facilidade e mobilidade.

Utilizando uma ferramenta de qualidade é possível acrescentar fotografias e itens específicos na análise, por exemplo. Você tem autonomia para registrar tudo em tempo real, aumentando a eficiência dos trabalhos e evitando dores de cabeça. Saiba também que uma plataforma mobile facilita a aplicação do ciclo PDCA (Planejar, Desenvolver, Conferir e Ajustar).

Ou seja, o controle de qualidade da obra é otimizado, pois os processos são conferidos e aprimorados instantaneamente. Um engenheiro que não aplica esse conceito em sua obra está fadado ao fracasso. Em muitos casos, ele precisa anotar essas informações em pranchetas, tornando a vistoria lenta e passível de erros.

Nessas horas, o profissional precisa registrar informações no papel e transmiti-las ao mestre de obras, que quase sempre está atarefado com outras questões. O serviço pode ser paralisado e todo o prazo de entrega é colocado em risco caso algum problema aconteça.

2. Facilita o acesso aos dados e o acompanhamento de serviços

Um engenheiro civil precisa estar ciente de tudo o que acontece em seu canteiro. Em muitos casos, ele é responsável por mais de uma obra, o que agrava esse cenário. São dezenas de informações que devem ser acessadas e analisadas com rapidez, como:

A mobilidade tecnológica permite que você acesse esses e vários outros dados quando quiser, seja em seu escritório ou em um canteiro.

3. Melhora a comunicação

O diálogo é algo indispensável em qualquer tipo de relacionamento em nossas vidas, e não poderia ser diferente para o sucesso de um engenheiro civil. A troca de informações é uma característica determinante para a boa gestão de uma obra. A mobilidade tecnológica facilita a comunicação e a gestão de pessoas.

Ela dispensa a necessidade de ligações telefônicas constantes e longas esperas por informações. Uma plataforma mobile cria um ambiente de fácil acesso, em que engenheiros e funcionários se comunicam sem atrasos.

O que o engenheiro que não utiliza mobilidade tecnológica está perdendo?

Uma construtora depende dos resultados financeiros de suas obras para manter o equilíbrio em suas contas. Portanto, o controle de gastos deve ser aplicado com maestria e eficiência, sem que a qualidade do serviço seja colocada em risco.

É possível otimizar as despesas e racionalizar o consumo de materiais com a mobilidade tecnológica. Ela mostra o porquê de cada gasto e facilita a descoberta de soluções por parte de um engenheiro.

Ademais, quem não está familiarizado com o uso de tecnologias acaba perdendo espaço para concorrentes. Portanto, as empresas buscam profissionais completos, que têm o conhecimento técnico, sabem utilizar ferramentas e softwares e conseguem gerir a equipe com qualidade. 

Como trazê-la para a vida do engenheiro?

Percebe-se que a mobilidade tecnológica influencia diretamente na obtenção de resultados melhores na engenharia civil. Dessa maneira, é necessário encontrar uma solução adequada às suas necessidades e que esteja atualizada às demandas do mercado.

Uma plataforma mobile desenvolvida exclusivamente para as operações da construção civil é a única resposta para esse problema. Por isso, faça uma pesquisa de mercado e encontre um parceiro pronto para ajudá-lo em seus problemas. 

O engenheiro civil sempre teve um papel muito importante para o desenvolvimento econômico da sociedade. Ele precisa adotar sistemas e soluções que respeitem o orçamento da empresa e que sejam ecologicamente corretos.

A mobilidade tecnológica é uma ótima ferramenta para garantir a boa performance da equipe e monitorar tudo o que acontece em seus canteiros de obra.

O que você achou do nosso conteúdo? Deseja aprender ainda mais a respeito de assuntos muito importantes sobre a engenharia civil? Então assine a nossa newsletter e leia os nossos lançamentos em primeira mão!

Buscar

Pesquisar

CONCREMAT

Maior empresa gerenciadora de obras do Brasil, de acordo com o ranking da revista “O Empreiteiro”, a Concremat buscava, em 2017, melhorar seu processo de gerenciamento, com foco em inovação. Através de uma parceria com a ACE, a empresa selecionou o Stant para atender esse desafio.

De início, o objetivo era padronizar os documentos de inspeção e a comunicação entre todos os envolvidos nas obras gerenciadas numa unidade da empresa que tem alguns grandes clientes, com mais de 600 obras simultâneas por mês. Com o Stant, houve uma redução significativa do tempo para elaboração dos relatórios de visitas e, dessa forma, o vistoriador ganhou mais disponibilidade para analisar os dados e focar em gerir mais obras.

Outro benefício do uso do Stant foram informações em tempo real e mais precisas. O número de usuários foi triplicado, e multiplicou-se por dez a quantidade de dados utilizados no Stant diariamente. No fim do dia, o Stant gerou um melhor atendimento para os clientes da Concremat, permitindo aos gestores aumentar sua capacidade de atuação em mais obras e mais clientes.

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Fale com um consultor