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Como melhorar sua gestão de obra?

Em qualquer construção, desde a pequena casa até a maior hidroelétrica, pode-se melhorar a gestão da obra. Muitas pessoas fixam na idéia de que: “Obra é complicado mesmo, sempre foi assim e sempre será!”. Será mesmo? Existe realmente a dificuldade para se gerenciar uma obra, uma vez que, normalmente temos uma quantidade grande de pessoas realizando diversos serviços diferentes, em vários locais. Mas isso não quer dizer que devemos ficar parados e deixar de tomar medidas para diminuir essa má gestão.Todos os conceitos que aprendemos sobre gestão de obras, seja na faculdade, em conversas com colegas ou em visitas técnicas, deve ser filtrado e avaliado uma possível implementação na sua obra. Para ajustar um ambiente de experimentação, deve-se primeiro estabelecer limites do teste, começar apenas com uma equipe de alvenaria uma nova programação semanal, realizar um experimento para os encarregados fazerem o diário de obra apenas com duas pessoas, etc., depois, deve-se estabelecer um tempo limite para o experimento, deixando a cargo de alguém o acompanhamento da nova investida. Depois de ajustado esses detalhes, precisa-se de dados. Uma gestão de obras eficaz, se baseia em indicadores, pois somente assim podemos saber o que tem sido eficaz e o que precisa mudar.

Para a criação de dados, é muito indicado se realizar formulário pré-definidos. Essa é uma das vantagens de se ter um sistema de gestão com certificação, como a ISO 9001, pois com o selo, os gestores da empresa definem procedimentos e obrigações que são acompanhadas por órgãos externos certificadores, estabelecendo uma importância em se acompanhar o sistema de qualidade.

No entanto, isso não deve-se parar por aí. Dentro da empresa deve-se estabelecer uma cultura de valorização da gestão e da qualidade. Muitas empresas falham nesse aspecto e acabam por ter o selo ISO 9001 como uma obrigação, às vezes esquecendo toda a grande vantagem que ele traz para todas as áreas da sua empresa.

No fim, para se ter uma boa gestão de obras, só precisamos parar e analizar o nosso entorno, tentando replicar as boas práticas e corrigir onde temos maior deficiência, parece óbvio, mas se não foi feito com regras e comparando-se resultados, não temos como saber o que acertamos.

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CONCREMAT

Maior empresa gerenciadora de obras do Brasil, de acordo com o ranking da revista “O Empreiteiro”, a Concremat buscava, em 2017, melhorar seu processo de gerenciamento, com foco em inovação. Através de uma parceria com a ACE, a empresa selecionou o Stant para atender esse desafio.

De início, o objetivo era padronizar os documentos de inspeção e a comunicação entre todos os envolvidos nas obras gerenciadas numa unidade da empresa que tem alguns grandes clientes, com mais de 600 obras simultâneas por mês. Com o Stant, houve uma redução significativa do tempo para elaboração dos relatórios de visitas e, dessa forma, o vistoriador ganhou mais disponibilidade para analisar os dados e focar em gerir mais obras.

Outro benefício do uso do Stant foram informações em tempo real e mais precisas. O número de usuários foi triplicado, e multiplicou-se por dez a quantidade de dados utilizados no Stant diariamente. No fim do dia, o Stant gerou um melhor atendimento para os clientes da Concremat, permitindo aos gestores aumentar sua capacidade de atuação em mais obras e mais clientes.

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