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Como a tecnologia ajuda na gestão de obras?

Se você já tem alguma experiência no mercado da engenharia civil, sabe bem como uma obra é composta por várias etapas e trabalhos distintos. Da contratação de pessoal à execução de cada parte do projeto até a entrega para o cliente final, a gestão de obras precisa dar conta de tudo.

Mesmo os profissionais mais experientes precisam estar atentos a cada etapa da gestão. Para entregar um bom projeto, cada detalhe importa, e pode surgir a dúvida: como melhorar a sua gestão, principalmente quando  se está lidando com mais de uma obra ao mesmo tempo?

A resposta está na tecnologia! Muito mais simples do que pode parecer à primeira vista, ferramentas virtuais de gestão de obras podem ajudar a otimizar todos os pontos do seu trabalho e tornar a rotina mais eficiente.

Descubra como!

Qual é a importância da gestão de obras

A gestão de obras eficiente começa com um bom planejamento.

Você sabe que, geralmente, uma obra não é barata, rápida ou realizada com poucas pessoas. Conhecer com exatidão os custos do projeto, o tempo que ele vai levar para ser concretizado e que equipe vai tirá-lo do papel envolve uma série de variáveis complexas, que precisam estar perfeitamente alinhadas para que o empreendimento seja bem-sucedido.

A gestão de obras nada mais é do que a execução desse planejamento — que envolve diversas frentes, como os aspectos financeiros, a observação dos contratos com terceiros, o monitoramento do que já foi realizado em termos de engenharia etc.

De maneira geral, ela corresponde a três etapas:

  • planejamento;
  • acompanhamento;
  • geração de relatórios.

Especialmente hoje em dia, cada recurso precisa ser bem direcionado em todas elas, e a gestão de obras se tornou mais importante do que nunca. O planejamento precisa ser muito bem detalhado, porque nenhuma construtora quer se arriscar a ter prejuízos ou desperdício.

É preciso acompanhar de perto todas as etapas da obra. Você precisa ter controle do que está sendo feito, por quem, onde, por quanto tempo e com quais custos. O sequenciamento das ações deve ser exato e isso demanda a reunião de diversos dados, coletados com diferentes profissionais da obra e com geração de relatórios completos para você e para eventuais superiores.

Esse trabalho não pode ser feito levianamente. Cada informação precisa ser verificável e, mais importante, cruzada com outros dados. É assim, com o cruzamento constante de informações, que se torna possível tomar as decisões mais inteligentes e objetivas.

Como engenheiro, você é expert nisso. Mas, se precisa se aprimorar ainda mais e ficar pronto para a demanda de precisão que as obras atuais exigem, você não pode abrir mão da tecnologia na gestão!

O papel da tecnologia na gestão

Se você já trabalha na área há mais tempo, vai reconhecer esse cenário: na laje da edificação, acompanha a concretagem dos pisos de um prédio com planilha e caneta na mão. É um momento extremamente importante, pois qualquer falha no processo pode levar a consequências graves no futuro.

Supondo que cada andar tenha seis unidades de cerca de 100 m², serão utilizados aproximadamente nove ou dez caminhões por pavimento. Fazer esse acompanhamento manualmente não é somente arcaico, é imprudente.

Você já pensou se pudesse registrar em tempo real e de maneira segura e precisa todos os dados da sua concretagem diretamente no celular ou em um tablet, capaz de salvar as informações instantaneamente e ainda registrar aspectos como o tempo do despejo, se fazia sol ou chovia no momento, qual foi a quantidade de concreto utilizada e se ela foi o bastante ou sobrou?

Isso já é perfeitamente possível com a utilização de uma plataforma mobile de gestão. No tópico anterior, ressaltamos como a gestão implica na articulação de uma série de fatores diferentes. A tecnologia capaz de aprimorá-la, portanto, não poderia ser diferente, e fornece recursos para aliar um amplo conjunto de necessidades de qualquer engenheiro.

Confira pontos em que ela pode ajudar em cada uma das principais etapas:

Planejamento

A quantidade de recursos envolvida na execução de uma obra não é pequena. Como estabelecer a quantidade de material necessário para cada processo da obra, designar as equipes — terceirizadas ou não — que serão responsáveis por cada uma, prever quanto tempo será necessário para finalizar cada passo e quais serão os custos financeiros do projeto?

Mais importante: como fazer isso sem incertezas, maximizando o custo-benefício de cada ação e sem atrasos?

Em uma plataforma de gestão, é possível especificar cada processo, local, equipes e materiais necessários e combinar as variáveis de maneira adequada. A engenharia civil já não pode trabalhar baseada em estimativas, é indispensável operar no terreno da certeza.

Com ajuda da tecnologia, você estabelece com facilidade quais são os serviços demandados em cada parte da obra, aloca a equipe responsável, estabelece as datas de cada procedimento e calcula os gastos com cada um.

Tudo passa a funcionar como um relógio extremamente certeiro.

Imagine um cenário de aplicação de revestimento em uma série de apartamentos, por exemplo. Você passa a saber com exatidão quanto material será necessário para aplicá-lo em determinada unidade em certo dia com uma equipe específica para que ela também possa ser utilizada na aplicação de outra unidade em outro dia sem qualquer desencontro de datas ou de outras informações.

Acompanhamento

A maioria dos problemas que acontecem em uma obra é resultado de má execução de tarefas.

Um dos maiores responsáveis pela supervisão de cada uma é o engenheiro da obra, mas como ele conseguiria se desdobrar para checar tantos processos sendo realizados por tantas pessoas e, em alguns casos, em tantos lugares diferentes ao mesmo tempo?

Com ajuda de uma plataforma de gestão, torna-se mais fácil acompanhar cada detalhe da obra. A inspeção transforma-se em algo mais claro e rotineiro: ela é distribuída automática e instantaneamente, segundo os parâmetros de qualidade definidos por cada equipe de trabalho.

Os diários de obra, essenciais em qualquer empreendimento, passam a ser registrados com mais facilidade e ficam disponíveis imediatamente para o engenheiro responsável. Seria impraticável exigir que ele tomasse notas sozinho de cada equipamento utilizado, ocorrências registradas, condições climáticas e outros pontos, em especial no caso de construtoras que mantêm mais de um empreendimento em construção.

Mas, com uma plataforma de gestão, a delegação é simplificada, ao mesmo tempo em que o controle do engenheiro é fortalecido.

Geração de relatórios

Pense no diretor de uma construtora em uma reunião de negócios. Em dado momento, ele precisa checar alguma informação sobre a execução da obra. Se for um empreendimento que ainda não utiliza tecnologia na gestão de obras, conseguir os dados necessários pode ser trabalhoso.

Ele ligaria para o supervisor, que ligaria para o engenheiro da obra, que ligaria para engenheiro júnior, que ligaria para o estagiário, que eventualmente teria que checar com a equipe terceirizada.

Esse cenário não é nada eficiente.

Empreendimentos que utilizam uma plataforma de gestão de obras conseguem centralizar todas as informações em relatórios facilmente visualizáveis, fundamentais para uma boa gestão. As decisões passam a ser tomadas com base em informes confiáveis, que podem ser cruzados para revelar possibilidades que nem sempre seriam óbvias à primeira vista.

Cada usuário da plataforma tem diferentes níveis de contribuição — alguns têm acesso apenas para alimentar o sistema com dados e quem está nas hierarquias mais altas pode delegar funções, por exemplo.

Em geral, o contato entre o escritório e a obra se estreita, a comunicação é mais clara e as escolhas gerenciais são guiadas por apontamentos factíveis de quem está na linha de frente da execução dos projetos.

O armazenamento de dados é feito na nuvem, ou seja, eles não se perdem e estão disponíveis com facilidade e em qualquer lugar. Quanto aos registros realizados em áreas sem conexão, fique tranquilo: eles são incorporados ao sistema assim que o profissional alcança um lugar com internet disponível.

Outra preocupação dos gestores é a complicação para implementar um sistema de gestão. Com as melhores plataformas, ela não existe, e todo o processo é didático, rápido e dispensa consultorias complicadas.

Quer entender mais sobre a tecnologia na gestão de obras e trabalhar com empreendimentos cada vez mais eficientes? Assine nossa newsletter e seja o primeiro a receber conteúdo atualizado sobre o mercado da engenharia civil!

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CONCREMAT

Maior empresa gerenciadora de obras do Brasil, de acordo com o ranking da revista “O Empreiteiro”, a Concremat buscava, em 2017, melhorar seu processo de gerenciamento, com foco em inovação. Através de uma parceria com a ACE, a empresa selecionou o Stant para atender esse desafio.

De início, o objetivo era padronizar os documentos de inspeção e a comunicação entre todos os envolvidos nas obras gerenciadas numa unidade da empresa que tem alguns grandes clientes, com mais de 600 obras simultâneas por mês. Com o Stant, houve uma redução significativa do tempo para elaboração dos relatórios de visitas e, dessa forma, o vistoriador ganhou mais disponibilidade para analisar os dados e focar em gerir mais obras.

Outro benefício do uso do Stant foram informações em tempo real e mais precisas. O número de usuários foi triplicado, e multiplicou-se por dez a quantidade de dados utilizados no Stant diariamente. No fim do dia, o Stant gerou um melhor atendimento para os clientes da Concremat, permitindo aos gestores aumentar sua capacidade de atuação em mais obras e mais clientes.

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